MIA > Biblioteca > Novidades
A idéia de que "a emancipação do proletariado apenas pode ser obra do próprio proletariado" não deve ser substituída, na prática nem na teoria, pela idéia de que o partido revolucionário é chamado a emancipar o proletariado e a constituir o Estado operário no lugar do proletariado, primeiro em seu nome e depois contra esse mesmo proletariado em certas circunstâncias históricas. (A Burocracia no Movimento Operário)
Nasceu em Frankfurt, Alemanha em abril de 1923, filho de Henri Mandel, membro do Partido Comunista Alemão. Nos anos 30 sua família procurou refúgio na Bélgica, tendo sua casa transformado-se em abrigo seguro para os refugiados alemães. Aos 16 anos Mandel ingressou na seção belga da Quarta Internacional, e com 18 anos já era membro do seu Comitê Central, trabalhando então na clandestinidade. Aos 23, tornou-se membro do Secretariado Internacional da Quarta Internacional. Em função da sua atividade na resistência anti-nazista, foi preso, em 1944, e enviado para um campo de concentração alemão. Autor de vários ensaios políticos e livros de economia marxista. Faleceu no dia 20 de julho de 1995.
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.