MIA - Secção em Português
Lucy Parsons
foto
1851-1942

 

Lucy Eldine González Parsons (nascida Lucia Carter) notável anarquista estadunidense que em sua infância no sul dos Estados Unidos fora escrava, mais tarde em sua vida aderiu ao movimento operário sendo uma das mais respeitadas oradoras de sua época. Teve um papel importante na fundação da organização sindical Industrial Workers of the World ao lado de Daniel De Leon, Eugene V. Debs, "Mother" Mary Harris Jones, William Trautmann, Vincent Saint John, Ralph Chaplin, entre outros.

Escreveu para o periódico The Socialist e The Alarm, o jornal da Associação Internacional dos Trabalhadores (IWPA) que, com seu esposo Albert Richard Parsons e outros colaboradores, fundaram em 1883. Em 1892 após publicar Liberdade: Uma publicação mensal Anarquista-Comunista Revolucionária, Lucy Parsons quase acabou presa pelo teor de seus discursos em espaços públicos e por distribuir literatura anarquista.

Em sua defesa da causa anarquista, Parsons entrou em desentendimento ideológico com outros anarquistas seus contemporâneos, incluindo Emma Goldman, devido à sua opção de considerar a questão de classe superior às questões de gênero e à luta pela liberdade sexual (amor livre).

Fonte: Wikipédia

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1905 - set Mulher: Seu Desenvolvimento Evolutivo
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo: 08/11/2020