Este jornal nasce e viverá segundo a evolução das lutas das massas trabalhadoras. Em todos os campos em que a luta de classes se manifeste, nos tocais do produção (fábrica e campo), nos quartéis, nos bairros, nas colectividades de recreio e cultura, nas lutas dos presos comuns e em todas as lutas das minorias contra a opressão — este Jornal procurará estar presente.
O nosso objectivo é o de dar a conhecer e unificar as diferentes lutas dos trabalhadores e de todos os oprimidos. Desenvolveremos para isso dois grandes tipos de trabalho: por um lado, o reforço deste jornal; por outro, fomentar o trabalho de organização de reuniões de massas entre trabalhadores inseridos em lutas diferentes, O trabalho conjunto do jornal e de reuniões de massas contribuirá para acelerar a fusão das lutas dos trabalhadores e a união de todos os explorados.
Sublinhamos que este jornal não é nem pretende ser o órgão de nenhum partido, mas está e continuará aberto, sem qualquer sectarismo, ao trabalho de todos os progressistas e revolucionários, com ou sem partido, que aceitem a nossa plataforma de unidade prática expressa nos 9 pontos do nosso Manifesto.
Os textos deste jornal serão, em principio, de três tipos:
a) Aprofundamento dos pontos do Manifesto, como resultado de reuniões de massas entre lutas particulares diferentes.
b) Artigos sobre lutas particulares resultantes de reuniões a diversos níveis com os trabalhadores participantes nessas lutas.
c) Textos informativos resultantes de reuniões com os correspondentes do jornal.
Os redactores do jornal, integrados no seu colectivo de redacção, serão a caneta das massas trabalhadoras e das suas vanguardas em luta, com o objectivo de se inserirem nas lutas como o peixe na água.Os colaboradores deste jornal terão um papel activo: a) no fomentar de contactos que conduzam a reuniões de massas inseridas em processos de lutas particulares, b) na materialização e organização do jornal e na sua dístríbuição junto das massas populares, c) na organização de reuniões de informação e de Inquérito por intermédio de discussão.
Às lutas das massas trabalhadoras contra a exploração e contra a opressão são a razão de ser deste jornal. Só para as lutas dos trabalhadores e de todos os oprimidos este jornal existe. (Editorial do primeiro número) |