Atualmente, com a vitória da Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa, inicia-se uma nova fase de reconstrução pacífica. Para preservar a unidade entre os partidos e grupos antijaponeses em todo o país, garantir a paz interna, estabelecer as bases para a construção de uma nova China sobre princípios democráticos e fortalecer a solidariedade internacional, o Comitê Central do Partido Comunista da China apresenta as seguintes demandas urgentes ao Governo Nacional:
1. Reconhecer os governos eleitos pelo povo e as forças armadas antijaponesas nas regiões libertadas da China.
2. Retirar as tropas do Kuomintang que cercam e atacam as regiões libertadas, evitando assim uma guerra civil que colocaria em risco toda a nação e comprometeria a paz internacional.
3. Delimitar as áreas onde o Exército da Oitava Rota, o Novo Quarto Exército e a Coluna Antijaponesa do Sul da China(1) deverão receber a rendição das tropas japonesas.
4. Permitir que as forças armadas antijaponesas nas regiões libertadas e seus representantes participem das decisões sobre todas as questões decorrentes da capitulação do Japão.
5. Reconhecer o direito das regiões libertadas de designar representantes para a futura conferência de paz sobre o Japão, bem como para qualquer reunião da Organização das Nações Unidas.
6. Punir severamente todos os colaboracionistas e dissolver as tropas fantoches.
7. Libertar os prisioneiros políticos patriotas.
8. Amparar os compatriotas afetados pela guerra.
9. Reconhecer a legalidade dos diversos partidos e grupos políticos.
10. Extinguir as agências da polícia secreta.
11. Revogar todas as leis e decretos que violam as liberdades civis e abolir quaisquer disposições de censura à imprensa.
12. Organizar, em todos os territórios recuperados, governos democráticos de coalizão local, admitindo membros do Partido Comunista da China e democratas antijaponeses pertencentes a diversos círculos sociais.
13. Proceder à reorganização e desmobilização das tropas de maneira justa e racional.
14. Convocar imediatamente uma conferência política reunindo representantes de todos os partidos e figuras independentes, com o objetivo de discutir as medidas urgentes a serem tomadas após a conclusão da Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa, elaborar um programa de governo democrático, pôr termo ao “regime de tutela”(2), estabelecer um governo democrático de coalizão com amplo apoio nacional e iniciar os preparativos para a formação de uma Assembleia Nacional eleita por sufrágio universal, livre e irrestrito.